Por mais transparência no VAR, CBF pretende exibir imagens nos estádios
MatériaMais Notícias
da realsbet: Depois de a iniciativa do Campeonato Inglês de exibir os lances analisados pelo árbitro de vídeo no telão ser elogiada, a CBF busca maneiras de ser mais transparente e evitar a demora na repetição dos lances nas cabines do VAR. A ideia ainda é inicial, mas visa à adaptação da nova tecnologia ao futebol.
Segundo o Blog do Rodrigo Mattos, do UOL, a rotineira demora na análise passíveis ao VAR seria uma preocupação tanto para a Globo, uma das detentora dos direitos de transmissão do Brasileirão, quanto da própria CBF.
RelacionadasHumor EsportivoAthletico não é perdoado em memes após derrota para o GrêmioHumor Esportivo15/08/2019LutasMcGregor agride idoso em bar e se envolve em nova polêmica; assistaLutas15/08/2019Galeria PremiumL! relembra jogadores que já se relacionaram com atrizes globaisGaleria Premium15/08/2019
da dobrowin: Chefe de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba concedeu entrevista ao Blog do Mauro Cezar, do UOL, publicada nesta segunda-feira, e criticou o início da tecnologia no Brasil: “Estamos mal”. A Federação Internacional de Futebol também deseja que seja um caminho de maior claridade para as novidades tecnológicas.
Gaciba ainda afirmou ter conversado com a Fifa sobre o procedimento. Ele disse ter solicitado autorização à entidade para mostrar as imagens de avaliação do VAR, trabalhando para que isso seja viabilizado. O chefe de arbitragem confirmou que pretende detalhar mais sobre possíveis novidades em anúncio na próxima segunda-feira.
Enquanto os torcedores ficam no estádio aguardando a decisão do árbitro sem saberem a exata infração, a Globo também adotou a iniciativa de não exibir os lances antes da marcação em campo, para evitar interferências externas. A regra atual da Confederação Brasileira é de mostrar os lances apenas na sala do VAR.
Ainda segundo o Blog do Rodrigo Mattos, embora Gaciba entenda que será um processo longo, a ideia seria buscar o exemplo da Premier League e exibir os lances nos telões dos estádios. Para tanto, o primeiro passo seria exibir as decisões dos árbitros também na televisão, para então aparecer aos torcedores, como funciona já em outros esportes, como no tênis e no vôlei.